Vodka ou água de coco? Será que tanto faz?

Você sabe o que são isotônicos? São bebidas feitas à base de água, ricas em sais minerais e carboidratos, usadas para facilitar a reposição de líquidos e eletrólitos que são perdidos através do suor durante longas atividades físicas. São muito populares nas academias, por exemplo, e dão ao corpo uma sensação de bem estar após todo o esforço provocado.

Mas por que estamos falando sobre isso? Porque essa é uma dica para quem vai cair na folia nesse Carnaval e não quer deixar o corpo sofrendo com os males de tantos dias de bagunça, festa, dança e até alguma bebida. O único problema é que os isotônicos vendidos em farmácias e supermercados devem ser evitados por hipertensos e podem provocar o aumento de peso. Mas, para compensar isso, existem isotônicos naturais, que servem perfeitamente para essa finalidade e podem ser feitos em casa.

– A água de coco natural é um isotônico ainda mais eficiente que os industrializados por ter cinco vezes mais potássio. É o potássio que ajuda a evitar ou amenizar as dores musculares provocadas por cãibras. Além disso, a bebida é rica em antioxidantes. Se o corpo estiver muito debilitado, é aconselhável acrescentar uma colher de sal à água de coco. 

– Um copo de suco de maçã, por exemplo, facilita a digestão, combate os radicais livres do corpo, possui uma rica quantidade de minerais e ajuda a repor a necessidade diária de componentes indispensáveis, combatendo a fadiga. 

– Alimentos ricos em vitamina C, como os campeões acerola e caju, também são excelentes repositores de energia e devem ser consumidos em sucos feitos diretamente da fruta, para preservar todos os nutrientes, de preferência sem açúcar.

É claro que você não vai precisar tomar tudo isso ao mesmo tempo, mas com esse reforço saudável, seu corpo vai estar protegido e revigorado. Experimente e cuide-se bem.

Deixe uma resposta