Raio X do chocolate

Esse período de Páscoa faz com que o nosso consumo de chocolate aumente bastante, afinal é quase impossível fugir dessa tentação. Mas, antes de se esbaldar em todas as variações de ovos de páscoa, brownies, cupcackes e outros quitutes achocolatados, saiba o que é verdade e o que é mentira sobre essa delícia.

01 Chocolate vicia?

Mentira. Chocolates contêm substâncias estimulantes, como cafeína e feniltilamina, que ajudam na regulação do bom humor, por exemplo. Além disso, a feniltilamina estimula a produção de serotonina, substância dá sensação de prazer, calma e felicidade. O que acontece, portanto, é que o bem estar que ele provoca faz com que queiramos mais.

Chocolate diet engorda?

Verdade. O chocolate diet é indicado apenas para diabéticos! Como não há adição de açúcar, ele pode, em muitos casos, ter uma adição de gordura superior à do chocolate comum para conversar as demais propriedades.

Existe chocolate bom e ruim para a saúde?

Mentira. No geral, quando consumido em pequenas quantidades, o chocolate faz bem à saúde. Veja só: ele tem teobromina e tiramina, que estimulam os neurônios; tem vitaminas A, B1, B2, D e E; tem cálcio, fósforo, potássio, magnésio e muito mais. No entanto, o chocolate amargo, por ter bem mais cacau que os outros, é recordista em benefícios porque ajuda a diminuir os riscos doenças cardíacas, pressão alta e colesterol ruim. Mas, se forem consumidos em grandes quantidades, todos os chocolates serão bem ruins à sua saúde, claro!

02

Chocolate é afrodisíaco?

Mais ou menos. Essa questão tem a ver com a serotonina, que falamos acima. Essa substância é responsável por liberar endorfinas, as mesmas substâncias liberadas durante um exercício físico, por exemplo, que são algumas das responsáveis pela sensação de prazer.

Chocolate provoca espinhas?

Mentira. Não há nenhuma comprovação científica sobre isso. O fato é que consumir alimentos gordurosos, como é o caso do chocolate, pode deixar a pele mais oleosa e, para quem tem já tem acne ou propensão à doença, isso pode ser bem crítico.

Por último, a pergunta que não quer calar:

Não posso comer chocolate todo dia?

Mentira. Pode, mas o consumo diário recomendado pelo Ministério da Saúde é de apenas 30 gramas (o equivalente a um tablete pequeno). Se passar disso, os benefícios do chocolate podem ser substituídos por muitos malefícios, e você não vai querer correr esse risco, né? Coma com moderação!

Deixe uma resposta