Cuide bem da sua maquiagem

Aqui, nós tratamos maquiagem como assunto sério! Cuidamos dos nossos itens com carinho, guardamos com o maior cuidado, usamos tudo de forma correta. E você? Sabe como armazenar e conservar suas makes? Claro que a gente também dá essa forcinha para ajudar, de uma vez por todas, a acabar com a bagunça das suas gavetas e fazer seus produtinhos durarem por mais tempo.

Na hora de guardar

maquiagem

Banheiro não é lugar de maquiagem. A umidade, o calor e o vapor que são típicos desse cômodo podem facilitar a proliferação de micróbios. Escolha um lugar arejado para acomodá-las. Para evitar bagunça, adote um esquema de organização. Potinhos, copos ou xícaras, bandejinhas, caixas com divisórias ou até portas-talher servem como organizadores. Separe por tipos, isso vai facilitar bastante num momento de pressa, e deixe tudo ao seu alcance.

Na hora de usar

maquiagem 2

Existem item que são de uso exclusivo. Os que são aplicados diretamente à face, como batons e maquiagens em bastão, não devem ser emprestados. Se for dividir pinceis, faça uma higienização com loções específicas, que vendem em lojas de beleza e são bem fáceis de encontrar. Quando precisar dividir um lápis de olho, quebre a pontinha e faça novamente. O mesmo vale para batons. Se perceber alguma doença nos olhos ou na boca logo após usar alguma maquiagem, é provável que o agente causador (bactéria ou fungo, por exemplo) já tenha contaminado seus produtos, então o ideal é descartá-los.

Pode parecer bobagem, mas os pinceis específicos para cada tipo de maquiagem existem por um motivo: espalhar os produtos na face de forma eficiente e sem desperdícios. A menos que você tenha algum xodó, use cada pincel para a função que ele foi destinada e nós garantimos que suas makes vão durar mais e o resultado da aplicação na pele vai ser melhor.

Para conservar

maquiagem 3

Prazo de validade não é bobagem, gente. Ele deve ser seguido rigorosamente. Usar maquiagens que já passaram desse limite pode causar alergias, problemas de pele e até agravar acne.  Pinceis são alguns dos itens que merecem mais atenção, pois devem ser lavados pelo menos uma vez por mês com água morna e sabão neutro para que durem por muito tempo e não provoquem contaminações nas maquiagens. Não guarde seus produtos destampados, eles ficam passíveis de ação de fatores externos, que podem alterar pigmentação, consistência e durabilidade, além de receber poeira e organismos espalhados pelo ambiente.

Nada de pingar colírio ou soro fisiológico dentro de produtos líquidos, como máscaras de cílios. Se o seu rímel, por exemplo, perdeu a consistência ideal, nenhuma mágica vai fazê-lo voltar a ser o que era, descarte. O melhor jeito de conservar é guardar e usar corretamente.

O ideal é que todos esses rituais virem um hábito. Tudo bem, nos entendemos que, em um momento de pressa, você pode se esquecer de colocar uma tampa ou, em uma necessidade, acaba emprestando o batom preferido para a sua melhor amiga, mas comece a se policiar quando ao uso das suas maquiagens. Aos poucos, vai perceber que pode aproveitá-las de forma melhor com esses cuidados simples.

Deixe uma resposta